terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Escolhas

Estou pensando em uma frase que ouvi, ela é bastante antiga, na verdade essa frase meio que permeia os nossos pensamentos, de um modo bem preconceituoso verdade, mas esta no senso comum ainda, infelizmente. “Só é gordo quem quer”, reconheço que talvez seja uma tentativa de responsabilizar a pessoa com o seu processo, mas de um modo geral acaba culpabilizando ainda mais, porque eu pergunto, plagiando a professora Dirce Sá que ministrou o meu curso de Transtornos Alimentares. "Alguém pode escolher viver acima do peso numa sociedade narcísica, onde impera o desejo de brilhar a qualquer custo?" Sei lá, mas espero que sim, espero que as pessoas possam ser livres principalmente para serem diferentes. Não estou aqui defendendo a obesidade, pois entendo que é uma doença, mas estou defendendo o direito de se sentir bem, bonito (a) e feliz mesmo usando números de roupa fora do padrão 36, 38. De poder ser diferente do modelo ideal, e se sentir feliz se gostando, com a auto-estima no lugar, e ate poder enxergar e se parece parecido com a grande maioria, e assim se sentir fazendo parte do mundo.
Ai vou eu outra vez, escolher pode ser ate difícil, mas é isso ai que temos que fazer.

2 comentários:

  1. Eu, mais uma vez, concordo com vc, mas em relação a essa frase, acho que o problema é que mtas pessoas estão insatisfeitas com det. situações e não fazem nenhum movimento para mudar, eu sei que é difícil, mas a pessoa em questão, tem que ser a primeira a querer mudar!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Lu, mas algumas vezes nos deparamos com situações que não conseguimos mudar sozinhos, ai precisamos mesmo pedir ajuda... E a questão da obesidade muitas vezes é assim.
    Bjus

    ResponderExcluir